Casa Lutzenberger

O casarão foi construído em 1932 pelo engenheiro, arquiteto e artista plástico Joseph Lutzenberger, natural da Alemanha. Além da própria residência, ele projetou e construiu diversos prédios importantes na cidade, como a Igreja São José, o Palácio do Comércio e o Instituto Pão dos Pobres, e seus trabalhos artísticos — alguns em exibição na casa — retratam o cotidiano dos cidadãos porto-alegrenses do início do século XX e do gaúcho tradicional.

Ao falecer, em 1952, a casa passou para seu filho, o internacionalmente renomado ambientalista José Lutzenberger, pioneiro no Brasil no movimento ecológico e criador da Fundação Gaia e da empresa Vida. José Lutzenberger residiu no casarão até sua morte, em 2002. Depois disso, o casarão permaneceu desocupado por oito anos, período em que necessitou de reformas estruturais. O pedido de tombamento do imóvel — hoje totalmente restaurado e aberto para visitação — partiu das filhas do último Lutzenberger. A Casa Lutzenberger abriga ainda a sede da empresa Vida, criada pelo ambientalista em 1979.

 

The following two tabs change content below.
Fotógrafo Omar Freitas Junior Trabalha com: fotografia de arquitetura e interiores, fotos panorâmicas e 360º, fotografia HDR e edição com filtros especiais, fotos de acompanhamento de obras, videos em timelapse, e possui um grande banco de imagem a sua disposição.

Latest posts by Omar Freitas Junior (see all)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

clear formSubmit